Convívio 2020 dia 18 de Abril na Mealhada

MENSAGEM DO CECÍLIO 
"Quando ontem, terça-feira 22, pelas 11H20 de Luanda, (10H20 Lisboa), o telefone do Galveia tocou, emocionei-me. Mesmo antes de atender, já previa o que me iriam dizer do outro lado!
A família que o acompanhou anualmente aos Convívios da Companhia, é testemunha de como ele era especial, para todos.
Dada a impossibilidade de estar presente, gostaria de vos deixar um testemunho de quão enorme foi o vosso pai e a gratidão que lhe terei, sempre. 
- Em 1973, na Zona Leste de Angola e como comandante de um grupo de combate da 41ª Companhia de Comandos, cometi um erro tremendo. - Conduzi mal o meu grupo deixando-o cair numa emboscada suicida. 
Estávamos colados ao chão, os tiros batiam tão perto que a terra saltava-nos para a cara. Do meu lado direito um camarada e do esquerdo outro, o Galveias. Os 3 numa “zona de morte”, a poucos metros dos inimigos e debaixo de fogo intenso, sem qualquer tipo de protecção. 
Eu tinha disposto o grupo mal no terreno, de tal forma que, só eu e o vosso pai conseguíamos responder.
Gritei: “Vamos reagir”; 
Respondeu: “Aguente” e com alguns palavrões pelo meio berrou que a metralhadora estava encravada; 
Insisti: “Vou sair”;
Respondeu: “Vamos a eles” ….. e saltou do chão com uma impulsão de quem tem molas nos pés, apesar da pequena compleição física e de transportar a arma mais pesada do grupo.
Ele estaria certamente muito zangado comigo e poderia ter-se protegido na mata, rebolando poucos metros, abandonando-me à minha sorte. – Não o fez! 
O que pode levar um rapaz de 20 anos, que não quer morrer e se pode “safar”, a ficar e a arriscar a vida por outro que mal conhecia e com quem até está muito zangado, naquele momento.
Reagir a uma emboscada é uma acção de tremendo risco, extrema, última, em que corremos de frente contra o fogo inimigo, fazendo zig-zag e disparando.
Será que consigo ser bem explícito? O vosso pai optou por pôr a própria vida à minha disposição, consciente de que teria grandes probabilidades de morrer, em vez de se tentar proteger. - Como o poderemos classificar esta postura e este Homem?
Se hoje estivesse aí convosco, colocaria a minha velha boina e de frente para o vosso pai far-lhe-ia a mais correcta das continência e dir-lhe-ia, obrigado.

Nota: No final do combate, cheios de sede, verificámos que tínhamos os cantis furados, assim como as mochilas e as embalagens de plástico com reserva de água, no seu interior. As nossas armas também foram atingidas. – Não fomos feridos.
Não voltei a cometer outro erro, com esta gravidade e apesar de termos tido diversos combates o nosso grupo não sofreu baixas."

Até sempre camarada, MAMA SUAE

Visitas

1437627
Hoje
Ontem
Esta Semana
Semana Passada
Este Mês
Mês Passado
Desde Sempre
95
125
367
51311
2568
8608
1437627
Seu IP: 34.229.113.106
2019-07-16 20:20

Tradutor

Subscrever lista

Subscreva a nossa lista para receber as novidades do nosso site